A Fi Consulting presta diversos serviços de consultoria, formação e assessoria individualizada aos seus clientes. Esses serviços destinam-se a potenciar o crescimento dos clientes através do desenvolvimento e/ou da otimização dos 6 pilares da metodologia Fi: estratégia, gestão, canais, pessoas, processos, tecnologia.
Definir a estratégia de crescimento através de um conhecimento profundo da situação atual, das tendências de mercado e dos ativos estratégicos para a empresa.
Estratégia de crescimento
Definir caminhos para o crescimento em mercados, segmentos de clientes e ofertas acima, abaixo e na cadeia de valor, considerando ativos únicos, diferenciadores e básicos tais como marca, canais de distribuição, produtos e serviços, patentes, tecnologia, recursos físicos, processos, conhecimento especializado.
Reflexão estratégica
Realizar uma sessão de trabalho com a equipa de liderança da empresa para clarificar o contexto competitivo, identificar os ativos estratégicos e os principais desafios do negócio e delinear iniciativas orgânicas e inorgânicas para promover o crescimento.
Magnetização da marca
Transformar a sua marca num íman para clientes, levando-os a recomendar a marca espontaneamente através do "passa-palavra" e aumentando a sua fidelização.
Planeamento estratégico de marketing
Definir o orçamento de comunicação de marketing e os canais de comunicação a usar para atingir os objetivos de vendas e os objetivos da marca, com independência total das agências que farão posteriormente o planeamento e a compra dos meios de comunicação.
Diagnóstico estratégico 360º
Analisar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio atual e identificar oportunidades de crescimento, considerando a visão de diferentes partes interessadas, tais como clientes finais, clientes intermédios, gestores de topo, gestores intermédios, colaboradores, parceiros, fornecedores, acionistas, concorrentes e reguladores.
Plano de negócio
Planear as iniciativas orgânicas e inorgânicas para o desenvolvimento do negócio e estimar proveitos, receitas, custos e despesas ao longo do tempo, identificando a evolução dos indicadores chave de desempenho do negócio.
Assessoria para o crescimento
Assessorar os decisores da empresa na tomada de decisão relativa às atividades necessárias para o crescimento sustentado.
Definir o plano global de marketing e vendas, o modelo de organização e o modelo de medição de desempenho para potenciar o crescimento, bem como gerir as iniciativas de transformação digital e física para concretizar o crescimento.
Plano de crescimento
Planear as iniciativas orgânicas e inorgânicas para o crescimento do negócio, calendarizar as atividades e designar responsáveis pela sua concretização.
Modelo da pirâmide de marketing
Desenhar a pirâmide de marketing da empresa de maneira a refletir os diferentes patamares de relacionamento com os clientes, o que constitui a base para definir o plano global de marketing e o plano global de vendas, promovendo um alinhamento permanente entre marketing e vendas, nos canais físicos e digitais.
Desenho da organização para o crescimento
Desenhar o modelo organizativo interno de marketing e vendas, alinhando os diferentes ativos - únicos, diferenciadores e básicos – da empresa com as suas oportunidades de crescimento.
Modelo de medição de desempenho
Desenhar o modelo de medição de desempenho e de monitorização do negócio nas perspetivas global, de equipas e individual, nas cinco componentes relevantes para o crescimento: económica, satisfação de stakeholders, marketing e vendas, recursos e atividades.
Gestão de programa de crescimento
Gerir as iniciativas delineadas no programa de crescimento da empresa de forma a maximizar o aproveitamento dos recursos disponíveis, cumprir os prazos e atingir os resultados esperados.
Programa de redução de custos externos
Delinear e gerir as iniciativas necessárias para reduzir os custos com fornecimentos e serviços externos, privilegiando a otimização dos contratos com fornecedores atuais, devido ao conhecimento extensivo dos preços de mercado em múltiplas categorias de bens e serviços.
Definir o modelo de funcionamento omni-canal, desenvolver novos canais, formar intermediários, desenhar o modelo de compensação omni-canal e gerir as iniciativas do programa omni-canal.
Desenho omni-canal
Desenhar o modelo de organização, funcionamento e gestão dos canais diretos e intermediados, físicos e digitais, promovendo sinergias e evitar conflitos, para potenciar o crescimento.
Desenvolvimento de novos canais
Planear, desenhar e desenvolver novos canais digitais ou físicos, diretos ou intermediados, para potenciar o crescimento, considerando produtos e serviços, preço, marca, promoção, recursos e territórios.
Benchmarking
Fazer um estudo comparativo da oferta da empresa com a oferta dos concorrentes, caracterizando as principais diferenças qualitativas e identificando o posicionamento de preço.
Formação de intermediários
Analisar as necessidades de formação de intermediários, planear as sessões de formação e executá-las presencial ou remotamente, em áreas como marketing, vendas, produtos e serviços, preço, promoção, prospeção, negociação, operações, tecnologia, incentivos, patrocínios, planeamento, gestão, concorrência e tendências de mercado.
Modelo de compensação omni-canal
Desenhar o modelo de compensação total dos canais digitais e físicos, diretos e intermediados, abrangendo remuneração (margens brutas ou comissões), incentivos e patrocínios, promovendo a cooperação e eliminando conflitos entre canais de forma a potenciar o crescimento.
Gestão de programa omni-canal
Gerir as iniciativas delineadas no programa omni-canal, promovendo a cooperação e eliminando conflitos entre canais de forma a potenciar o crescimento.
Assessorar as pessoas individualmente, desde os vendedores aos executivos de topo, dar formação personalizada consoante as necessidades da empresa, desenhar o modelo de desenvolvimento e compensação e dar palestras inspiracionais para promover o crescimento.
Assessoria individual
Assessorar individualmente os profissionais de topo a progredir no seu desempenho, aprendendo e adaptando os seus comportamentos conforme boas práticas mundiais, de forma a potenciar o crescimento.
Formação personalizada
Analisar as necessidades de formação de executivos de topo, gestores de vendas e vendedores, planear as sessões de formação e executá-las, em áreas como prospeção, empatia, persuasão, negociação, condução de reuniões, entrevistas, gestão de conflitos, escuta ativa, criação de histórias, apresentações em público, apresentações remotas, elaboração de propostas, vendas por telefone, vendas em loja, vendas estratégicas, gestão de contas estratégicas, gestão de vendas, gestão de equipas de venda, liderança, marketing, orientação individual de vendedores e gestores de vendas, motivação, gestão de canais, gestão de intermediários, estratégia de vendas, estratégia de canais, estratégia de preço, estratégia de marketing, estratégia de marketing digital, segmentação de clientes, análise da concorrência.
Modelo de desenvolvimento de pessoas
Desenhar o modelo de recrutamento, capacitação e avaliação das pessoas, promovendo uma cultura de melhoria contínua do desempenho de forma a potenciar o crescimento.
Modelo de compensação total
Desenhar o modelo de compensação total das pessoas, abrangendo remuneração, incentivos e benefícios, promovendo a cooperação interna e o entusiasmo de equipa de forma a potenciar o crescimento.
Palestra inspiracional de vendas
Analisar o contexto atual da empresa, preparar e apresentar boas práticas mundiais de marketing e vendas, potenciando a coesão e o entusiasmo de equipa e motivando-a para a melhoria contínua do desempenho e o crescimento das vendas.
Desenhar os processos do ciclo de marketing e vendas de acordo com boas práticas mundiais, de forma a evitar a comoditização do negócio, assessorar a empresa em vendas estratégicas e gerir o programa anti-comoditização.
Assessoria operacional de marketing
Escolher os fornecedores e os meios de comunicação mais adequados ao plano estratégico de marketing, gerir a execução do plano e fazer ajustes para otimizar resultados.
Plano anti-comoditização
Planear as iniciativas de transformação da empresa para adotar as boas práticas mundiais nas atividades dos 6 pilares da metodologia de crescimento Fi.
Plano de lançamento de novas ofertas
Planear o lançamento de novas ofertas no mercado, programando as atividades necessárias para dinamizar os diferentes canais de vendas.
Desenho do ciclo de vendas
Desenhar os processos de marketing e vendas de acordo com boas práticas mundiais nas atividades de planeamento, prospeção, campanhas de comunicação e cativação de clientes, acolhimento e qualificação de oportunidades de negócio, persuasão de clientes, negociação, fecho, fidelização e aprendizagem individual e de equipa, de forma a evitar a comoditização do negócio e potenciar o crescimento.
Assessoria numa venda estratégica
Integrar a equipa responsável por uma oportunidade de venda estratégica, assessorando-a de maneira a maximizar a probabilidade de ganhar o negócio com um excedente de valor para o cliente e para a empresa.
Gestão de programa anti-comoditização
Gerir as iniciativas delineadas no programa anti-comoditização de forma a adotar boas práticas mundiais do ciclo de vendas Fi, potenciando a melhoria contínua e o crescimento.
Programa de aumento de produtividade
Delinear e gerir as iniciativas necessárias para obter um aumento significativo de produtividade, abrangendo processos potencialmente em todas as áreas da empresa e considerando as pessoas envolvidas e os ativos físicos, tecnológicos e organizacionais.
Planear a implementação de sistemas de informação, assessorar a sua compra e gerir o respetivo programa de implementação, de forma a suportar as boas práticas mundiais que potenciam o crescimento.
Plano de sistemas de informação
Planear a implementação faseada de sistemas de informação que suportam boas práticas mundiais nos ciclos de negócio, gestão, canais, pessoas e processos, de forma a potenciar o crescimento.
Assessoria na compra de sistemas de informação
Definir os requisitos de sistemas de informação para suportar boas práticas mundiais, avaliar as diferentes alternativas e negociar as melhores condições de negócio.
Gestão de programa de sistemas de informação
Gerir as iniciativas delineadas no programa de implementação de sistemas de informação de maneira a suportar boas práticas mundiais, mobilizando os recursos disponíveis para cumprir prazos e atingir resultados esperados.